segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Meu filho tem constipação. O que devo fazer?

Bom dia leitores, vim falar de um assunto muito comum, e que muitas crianças tem e descobri que  Davi tem isso também e é sim muito difícil mais com paciência você consegue. É da constipação. Bom o que é constipação? Constipação instestinal nada mais é que a famosa prisão de ventre, estado onde uma pessoa não evacua regularmente. Para prevenli-a, deve-se adotar uma dieta rica principalmente em fibras encontradas em vegertais como saladas (alface, tomate), cereais (centeio, trigo, cevada) e frutas(melancia, bagaço de laranja), além de beber muita água a fim de manter o organismo sempre hidratado, visto que esta substância exerce fundamental papel na formação do bolo fecal...bom o Davi já tem constipação á 3 meses e esta sendo acompanhado por um médico com uma dieta de fibras, ele prende o coco e corre pela casa toda se seu bebê também faz isso ele provavelmente esta com constipação, e recomenda-se ser acompanhado pelo medico do seu filho.

 O que fazer se seu filho tem constipação?                                            


A constipação é um problema muito comum na infância. Geralmente ocorre quando a dieta não inclui uma quantidade suficiente de líquidos e fibras, podendo também ter relação com fatores ambientais.
Uma criança constipada é aquela que apresenta menos de três evacuações por semana, fezes endurecidas, de grande volume, ou quando os movimentos intestinais são muito desconfortáveis para a criança.
constipação é prevenível. Na maioria dos casos, pode ser remediada com mudanças de hábitos alimentares e com a prática regular de atividades físicas.

Quais são as causas da constipação?

Na maioria das vezes, a constipação em escolares está relacionada a uma dieta que não inclui quantidade suficiente de água e de alimentos ricos em fibras, os quais ajudam nos movimentos intestinais. As crianças que se alimentam de fast-foods - ricos em gordura (hamburguer, frituras, milk shakes) e açúcares processados (tortas, bolos, bebidas ricas em açúcar) - podem ser mais constipadas.
Algumas vezes, medicamentos como anti-depressivos e medicações usadas para tratar a deficiência de ferro podem levar à constipação.
Em bebês, a constipação pode ocorrer na fase da transição do aleitamento materno para fórmulas infantis, ou dos alimentos mais líquidos para os sólidos. Algumas fórmulas de alimentação completa e balanceada também podem influenciar no funcionamento do intestino, podendo causar constipação.

Tenha em mente que as crianças tendem a evitar ir ao banheiro, mesmo quando elas têm o desejo de ir. Freqüentemente elas ignoram os desejos internos pois não querem parar de brincar para usar um banheiro que esteja longe delas e pedir a um adulto para levá-las. Quando ignoram este momento em que estão com vontade de ir, torna-se mais difícil ir mais tarde.
Estresse também pode levar à constipação. As crianças podem ficar constipadas quando elas estão preocupadas com alguma coisa, como iniciar aulas em uma nova escola ou problemas em casa. Pesquisas já mostraram que fatores emocionais podem afetar as funções intestinais e causar constipação ou diarréia.
constipação pode estar associada a uma condição conhecida como Síndrome do Intestino Irritável (SII), a qual ocorre quando ela está estressada ou pode ser desencadeada por certos alimentos gordurosos ou picantes. Uma criança com SII pode ter constipação ou diarréia, dor no estômago e prisão de ventre.
Em casos raros, a constipação é um sinal de outras condições médicas, por isso é importante manter o pediatra do seu filho informado sobre a persistência dos sintomas, ou se ele fica mais de 2 a 3 semanas sem evacuar.

Quais são os sintomas relacionados à constipação?
Lembre-se que cada criança tem seu hábito intestinal, uma diferente da outra. Aquelas que não vão ao banheiro diariamente não são necessariamente constipadas. Uma criança pode ir ao banheiro três vezes ao dia, enquanto outra pode ir uma vez a cada três dias. Geralmente uma criança está constipada quando vai ao banheiro em uma freqüência menor que o usual.
Seu filho pode queixar-se de plenitude, dor ao evacuar, esforço evacuatório ou de que há uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico após as evacuações.
  
mamães este post é para ajudar vocês que não sabem o que fazer assim como eu fiquei, hoje com ajuda consigo lidar com isso, claro não é fácil mais com a ajuda do seu medico e com o tratamento correto vai melhorando. Bom é isso espero ter ajudado e alguma dúvida coloque nos comentários e até a próxima um beijoooo !!


5 comentários:

  1. Gostei muito do seu Blog. Convido a participar do meu , sou nova no blog mais já estou amando a vida de Blogueira haha.. http://aesperadonossopresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tomara que o Davi já esteja bem. bjsss

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Livya!

    Tudo na Paz?

    Passando aqui pra lhe desejar uma feliz páscoa!
    Que o verdadeiro sentido nunca se apague de nossos corações!

    Blog Cristianismo em Foco

    ResponderExcluir
  4. Páscoa, momento de união, de parar para refletir,
    de ver a vida diferente, de ver gente como a gente.
    A Páscoa vem trazendo uma mensagem de paz, esperança e amor.
    Feliz Páscoa.
    Um carinhoso beijo lotadinho de saudades,
    Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, graças a Deus, por aqui isso não aconteceu. Talvez por minha filha sempre ter comido de tudo com facilidade... Estou adorando seu blog.

    Estou te seguindo e lhe convido a visitar meu cantinho: www.futuramaededois.blogspot.com

    ResponderExcluir